ANOS INICIAIS (1° ao 5° ano)

Proposta Pedagógica Fundamental I

Acreditamos que educar o aluno para a competência, para a consciência social e a solidariedade requer um processo de ensino-aprendizagem ativo, participativo, crítico e flexível.

Dentro do nosso processo, a aquisição do conhecimento é construída pelo próprio aluno, o que se leva, durante toda a sua vida, o que o faz ser o personagem principal no processo ensino - aprendizagem.

Baseado na orientação sociointeracionista, que valoriza a formação integral do aluno em aspectos físico, emocional cognitivo e suas relações com o próprio conhecimento, ao outro e ao mundo, numa abordagem que abrange valores educacionais, éticos e morais.

O saber que não vem da experiência não é realmente saber -Vygotsky

Metodologia de Ensino:

A metodologia de ensino e o material didático do Sistema Anglo de Ensino disponibiliza ferramentas pedagógicas que propõe uma metodologia de ensino inovadora, ultrapassando os limites de sala de aula.

O Sistema ANGLO respeita a transição de uma fase para a outra, valorizando a abordagem inter e multidisciplinar. Enfatiza a importância das relações sociais e o cuidado com a natureza, através de formas diferenciadas de registros das produções dos alunos. As atividades retomam os temas trabalhados e servem de base para o aprendizado de novos conteúdos.

A educação deve, não só para a transmissão da cultura, mas também um provedor de visões alternativas do mundo e um fortalecedor da vontade de explorá-las.

Jerome Bruner

Rico em informações e ilustrações, segmentado por faixa etária e com atividades adequadas a cada uma delas, o Sistema ANGLO respeita a transição de uma fase para a outra, valorizando a abordagem inter e multidisciplinar. Enfatiza a importância das relações sociais e o cuidado com a natureza, através de formas diferenciadas de registros das produções dos alunos. As atividades retomam os temas trabalhados e servem de base para o aprendizado de novos conteúdos.

Sistema / Critérios de Avaliação

Avaliação é um processo contínuo de observação dos alunos pelos professores em todos os momentos das atividades escolares, quer em situações cognitivas, sociais, lúdicas ou artísticas. Os registros são feitos diariamente, dando subsídios para a elaboração de uma média quantitativa entregue bimestralmente.
• A média mínima bimestral é de 7,0 (sete) pontos em 4 bimestres;
• Para a promoção com recuperação final é de 5,0 (cinco) pontos;
• 3 (três) formas de avaliação serão utilizadas: nota mensal (N1) / nota bimestral (N2) / simulado:

AVALIAÇÃO MENSAL (N1) (Contínua)

Trabalhos, tarefas, atividades, pesquisas e exercícios de verificação de aprendizagem.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL (N2) (Formal e dissertativa)

Verificação da aprendizagem de todo conteúdo bimestral.

SIMULADO (N3) (Objetiva / Testes)

Conteúdo trabalhado durante o bimestre.

Composição da Média Bimestral
N1 = Nota Mensal X4
N2 = Nota Bimestral X4
N3 = Nota do Simulado X2